Saúde
Filas marcam o primeiro dia de vacinação
20ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza vai até o dia 1º de junho em todas as unidades de saúde de Pelotas
Jô Folha -
Dentro do esperado. Assim foi definido o primeiro dia de vacinação contra a Influenza para grupos prioritários em Pelotas. O atendimento é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, até 1º de junho. O movimento mais intenso foi no Centro de Especialidades, na rua Voluntários da Pátria, enquanto os postos nos bairros tiveram fluxo mais tranquilo. A estimativa do município é cumprir a meta do Ministério da Saúde - que determina a vacinação de pelo menos 90% das 94 mil pessoas do grupo prioritário.
Na tarde desta segunda-feira (23), uma fila se formou na quadra da rua Voluntários da Pátria entre Santos Dumont e Barão de Santa Tecla, em busca da dose no Centro de Especialidades. Integrada majoritariamente por idosos, geralmente o primeiro grupo a procurar a vacinação, o tempo de espera ultrapassou a meia-hora. O local geralmente é o mais procurado pela população, apesar da recomendação de ir até a UBS mais próxima à residência.
Já nos bairros, maior tranquilidade. Na UBS Puericultura, no Porto, cerca de cem pessoas tomaram a vacina pela manhã. Só na primeira hora da tarde, outras 20 passaram pela equipe de vacinação, com atendimento separado. Para a enfermeira Adriana Brum, a tendência é que o movimento aumente conforme as pessoas tomem conhecimento da campanha e a tendência é que a primeira leva, de 500 doses, seja aplicada ainda nesta semana.
Quem passou pela UBS para a vacinação foi Helena Kaster Dias, de um ano e dois meses de idade. Acompanhada pela avó Maria Rosaura Dias Amaro, 50, ela tem a carteirinha de vimunização completa. "A vacina é fundamental. Sempre levei meus filhos para tomá-las e agora faço o mesmo com a Helena", conta a avó.
Na UBS Navegantes tudo também funcionando normalmente. Uma das quatro equipes de enfermagem da unidade foi destinada à vacinação. Na recepção, um guichê foi separado especialmente para a campanha, com entrada pela lateral da UBS. O movimento foi um pouco menor do que no Porto, com 28 atendimentos pela manhã e cerca de 32 no começo da tarde.
Hélio Sidnei Monteiro, 62, pela primeira vez participou da campanha. O pedreiro explica: "procurei para melhoria da minha própria saúde. Antes não ligava muito para isso. Agora sou doador de sangue e preciso ter a saúde em dia. Ainda tenho muita gente para ajudar".
Onde acessar as doses?
A enfermeira do Centro de Especialidades, Ana Alice Maciel, salienta que as vacinas podem ser feitas em qualquer unidade de atendimento de saúde do município. No centro de Especialidades o atendimento vai das 7h30min até as 19h30min, enquanto nas Unidades Básicas de Saúde o horário varia, geralmente das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min. O período de vacinação vai até 1º de junho. Na colônia, os atendimentos serão de terça a quinta-feira.
Devem se vacinar os integrantes do grupos prioritários, composto por idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (até 45 dias depois do parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e população e funciónários do sistema prisional.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário